Skip to main content

Saldo do produto x maior que o disponível

Dificuldade

Sempre há o relato de problemas relacionados a duplicação de transação para transferência entre empresas onde o saldo do produto é insuficiente como pode ser visto no exemplo a seguir.

image-1626953577137.png

Se o sistema apresenta tal mensagem o fato é que houve algum problema no processo ou no estoque. Este procedimento tem como objetivo relatar esse erro conhecido e fornecer ferramentas para os operadores que executam os processos e recebam estas mensagens consigam diagnosticar o motivo e direcionar as soluções.

A solução

Antes de mais nada o primeiro passo e entender como se comportam os saldos dentro do sistema e os casos onde há consolidação de saldo entre duas empresas do grupo, para isso pode-se verificar a seguinte documentação (vide introdução a respeito de consolidação de saldos).

Reconhecendo os saldos envolvidos no processo

Outra coisa importante é saber qual ou quais saldos está sendo manipulado pela operação que se está utilizando. Para saber isso, basta utilizar o componente GERFL068 para consultar uma transação. No exemplo que segue, foi consultado a operação 571, e observa-se que a operação de faturamento relacionada é a 572. 

image-1626954346324.png

Para saber qual saldo a mesma está manipulando, consulta-se a operação de faturamento, nesse exemplo a 572.

image-1626954517471.png

Como pode ser observado na imagem acima, a operação manipula o saldo físico na empresa onde a mesma for utilizada. Observa-se ainda nesse exemplo que a operação está relacionada com outra. Isso é devido ser uma operação de transferência, a operação observada no exemplo 652 será a operação utilizada para receber a mercadoria na outra ponta (destino da transferência).

Verificando o saldo do produto.

Sabendo qual saldo está sendo manipulado, para entender o problema basta analisar o saldo do produto em questão e o Kardex do mesmo para identificar toda sua trajetória.  Para gerar um relatório de Kardex utiliza-se o componente PRDFL017, como no exemplo que segue.

image-1626954999959.png

No exemplo acima, é importante observar que pode-se enxergar o saldo de todas as empresas do grupo de forma que o saldo é consolidado. Também é muito importante saber qual saldo está se analisando. Pelo Kardex é possível rastrear toda a movimentação do produto.

Em casos de transferência, tendo em vista o seguinte processo: Realização da transação de devolução que faz entrada no estoque e em seguida realização da transação de saída que tira o saldo do produto que entrara pela primeira transação, ambos os processos são independentes, logo se entre os dois há outra transação que altere o saldo do produto, poderá obter o problema de insuficiência do estoque, portanto é preciso olhar o kardex para entender o que houve. Fazer esta tarefa produto a produto pode dispender muito tempo e ser trabalhoso, por isso foi criado o relatório 2015 para auxiliar nessa tarefa. O relatório pode ser gerado a partir da transação de entrada de modo que exiba todos os itens, a quantidade em transação e os saldos, considerando a consolidação das empresas como no exemplo do kardex. desse modo é possível observar se o saldo dos produtos na transação são o suficientes para atendê-la e assim analisar especificamente os produtos problemativos.

image-1626955538193.png

O relatório é gerado logado na empresa que deseja olhar a consolidação no exemplo 1001, porém é filtrado a empresa onde foi realizado a transação. É importante informar o saldo que deseja analisar. Após gerar o relatório e salvar em arquivo, é possível analisar as quantidades do saldo consolidado e comparar com a quantidade da transação.

image-1626955832437.png

A imagem acima representa o relatório exportado já no EXCEL. Algumas colunas foram omitidas para facilitar na visualização. Foi feito uma coluna para comparar o saldo com a quantidade da transação, de modo que é possível observar os produtos onde a quantidade da transação é maior que a disponível no saldo.

Com isso o usuário pode verificar o que houve com este produto. Caso o estoque esteja equivocado é necessário informar os responsáveis pela gestão do estoque/auditoria para que seja registrado no indicador de acurracidade e providenciar o acerto do estoque caso necessário.

O produto do exemplo acima, tem o seguinte KARDEX, onde observa-se que de fato o produto está zerado e que já foi retirado por transferência na transação do dia 16/07/2021. Dessa forma, ou esta transação foi equivocada, ou o saldo do produto está errado.

image-1626956257360.png

Conclusão

Há várias possibilidades que precisam ser analisadas para que seja tomada a melhor decisão. E com o ferramental detalhado neste procedimento é possível realizar tais operações.